sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é matemática?

"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo." 
                                                                                             Galileu Galilei

          Muitas pessoas definem a Matemática como a ciência que estuda os números, mas a Matemática é muito mais do que isso.
          A Matemática surgiu da necessidade de efetuar cálculos comerciais, de fazer medições nos terrenos, de perceber a relação entre os números e de fazer previsões astronômicas.
Até aproximadamente 500 a.C. a Matemática era certamente o estudo dos números. Estávamos no período da Matemática egípcia e babilônica. Nessas civilizações, a Matemática consistiu quase unicamente na aritmética.
          Entre 500 a.C. e 300 d.C. foi a era da Matemática grega. Para os matemáticos da Grécia antiga, a Matemática era o estudo dos números e da forma, devido à ênfase dada à geometria nessa época. Foi com os gregos que a Matemática passou a ser uma área de estudo, tendo deixado de ser uma coleção das técnicas para medir, contar e explicar. O interesse dos gregos pela Matemática não era apenas utilitário, consideravam a Matemática como uma atividade intelectual com elementos estéticos e religiosos.
          Até meados do século XVII, altura em que Newton (na Inglaterra) e Leibniz (na Alemanha) inventaram independentemente o cálculo, não houve nenhuma alteração importante na natureza da Matemática. O cálculo é essencialmente o estudo do movimento e da mudança. A Matemática até então tinha-se restringido a contar, medir e descrever a forma.Com a introdução de técnicas para estudar o movimento e a mudança, os matemáticos começaram a poder estudar o movimento dos planetas, o funcionamento das maquinarias, o fluxo dos líquidos, forças físicas como o magnetismo e a electricidade, o crescimento das plantas e dos animais, a propagação de epidemias, a flutuação dos lucros e assim por diante. Após Newton e Leibniz, a Matemática transformou-se no estudo dos números, da forma, do movimento, da mudança e do espaço. 
          Nos finais do século XIX, a Matemática passou a ser o estudo dos números, da forma, do movimento, da mudança e do espaço, e das ferramentas matemáticas que são usadas nesse estudo.
          Em 1900, a Matemática podia ser dividida em aproximadamente doze assuntos distintos: aritmética, geometria, cálculo,… . Com a explosão da atividade matemática que se deu no século XX, hoje existem entre sessenta e setenta áreas distintas, tais como teoria dos números, teoria dos grupos, topologia, geometria diferencial, equações diferenciais e teoria do caos.   
          Devido ao crescimento tremendo, a matemática tornou-se mais complicado definir o que é a Matemática chegando-se a dizer que era o que os matemáticos faziam ao longo da vida.
          Foi apenas nos últimos trinta anos que surgiu uma definição da Matemática com a qual a maioria dos matemáticos concordam: a Matemática é a ciência dos padrões.
          A Matemática é algo que o Homem faz, é uma atividade intelectual. São fatos e previsões que os matemáticos demonstram, seguindo as suas próprias regras, sobre os objetos matemáticos de interesse para eles.
          Apesar de teorias descobertas há muitos anos ainda continuarem válidas, a Matemática não está toda criada. Segundo Pierre-Louis Lions, A Matemática é como uma árvore na qual estão constantemente a nascer novos ramos, todos eles inter-relacionados”.
          A Matemática é um campo de exploração e invenção, em que se descobrem novas ideias todos os dias e é um modo de pensar que é utilizado para resolver todo o tipo de problemas nas ciências, no governo, na indústria.


texto adaptado do site: passeiospelamatematica.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário